Pra que serve o extrato de propolis?

By | 11 de Janeiro de 2018

A natureza sempre foi uma grande aliada da humanidade na alimentação e saúde para evitar a ação maléfica de fungos, vírus e bactérias. A partir daí, o extrato de própolis é um componente fantástico e com comprovação cientifica! Isso aumenta a cada dia com a publicação de novas pesquisas e estudos.

extrato de propolis conheça

Recentemente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) analisou o poder antimicrobiano e antioxidante de amostra do própolis orgânico e brasileiro. A pesquisa em laboratório mostrou que, além de lutar contra o número excessivo de radicais livres, já vinculado ao envelhecimento precoce e a problemas nas células, o extrato é muito eficiente contra os micróbios.

Os seus elementos agem na membrana celular das bactérias e conseguem afetar esses seres de tal forma que eles são rapidamente eliminados do organismo vivo em que se encontram. E este é apenas um dos benefícios já reconhecidos do extrato de própolis. Você precisa de mais provas para aumentar o consumo deste elemento no seu dia a dia? Vamos lá!

Os benefícios do extrato de própolis na alimentação e saúde

1 – Reduz drasticamente cravos e espinhas

Com um cheiro bastante agradável, este componente pode estimular a pele a produzir substancias de efeito antibacteriano. Inúmeros especialistas indicam que pessoas que sofrem muito com a acne usem sabonete a base deste extrato.

2 – Fortalece a imunidade

A partir de pesquisas da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), foi possível notar a influencia positiva do extrato de própolis no sistema imunológico humano.

Isso acontece porque os elementos estimulam a ativação em larga escala das células de defesa do corpo. Sendo assim, o organismo tem o reconhecimento e a liquidação dos agentes externos e nocivos facilitados. Basicamente, você fica bem menos vulnerável a doenças e vírus.

3 – Combate amidalites

As infecções oriundas das vias aéreas superiores, como, por exemplo, a amidalite, tendem a ser causadas por bactérias. E experimentos da Associação Brasileira de Nutrologia já revelaram que o extrato conta com a função antibacteriana acentuada no combate a micro-organismo deste tipo.

Vale destacar ainda que o efeito da medicação, sempre requisitada por um profissional da área de saúde, é ampliado consideravelmente. Isso significa que própolis faz bem para o seu organismo e também ajuda a potencializar a atuação dos medicamentos ingeridos por você.

4 – Protege os dentes

Os benefícios do uso de extrato de própolis são tão amplos que até as ameaças para a sua saúde bucal saem perdendo. Isso se deve a presença dos compostos fenólicos, que colaboram com a integridade do esmalte dos dentes e auxiliam a evitar o surgimento de caries.

Por conseqüência, os problemas mais sérios também são impedidos com o consumo freqüente do produto das abelhas. A prova disto é que diversas marcas de pastas de dente já estão adicionando este componente aos seus produtos.

Como consumir corretamente o extrato de própolis?

Ficou evidente que o extrato de própolis pode fazer maravilhas na sua alimentação e saúde, mas precisa ser ingerido todos os dias em porções que variam entre 2 a 5 ml. Você pode acrescentar essas gotinhas em uma saborosa xícara de chá, no café ou em qualquer outra receita de sua preferência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *