Quais os sintomas de falta de progesterona

By | 11 de Janeiro de 2018

A integridade física e mental deve ser prioridade para homens e mulheres em todas as idades. Neste caso, entender os sinais que o seu corpo procura lhe encaminhar no dia a dia pode ser uma maneira de manter o seu bem estar, sem susto. Por acaso, você conhece os sintomas da falta de progesterona?

O fato é que a progesterona é um hormônio, gerado pelos ovários, que conta com uma função essencial durante a gestação em função da responsabilidade de regular o período menstrual da mulher e fazer com que o útero esteja pronto para receber o óvulo fertilizado. Sendo assim, é possível impedir que ele seja eliminado pelo corpo da mulher.

Geralmente, a taxa de progesterona cresce depois da ovulação e continua bastante elevada, se, por ventura, houver uma gravidez em andamento. Para que o organismo mantenha as paredes do útero se preparando e não acabe resultando em um trágico aborto. Mas, se não existe a gestação, os ovários param de produzi-la.

Por causa disto, a camada que reveste o útero é descartada e expelida normalmente para fora do corpo por meio do ciclo menstrual. Desta maneira, a redução dos índices habituais deste hormônio pode representar uma dificuldade para a mulher que está pensando em engravidar ou até conseqüências sérias, como, por exemplo, a perda da criança ou a gravidez ectópica.

sintomas de falta de progesterona quais sao

Conheça os sintomas de falta de progesterona

Quando a taxa de progesterona está abaixo a 10 ng / ml, o desenvolvimento deste elemento é visto como insuficiente. Nesta situação, a mulher tende a ter muita dificuldade para engravidar, uma vez que a quantia do hormônio não é satisfatória para fazer com que o corpo possa acomodar o ovulo fecundado.

Nestas condições, o ovulo fecundado acaba sendo eliminado pela menstruação. Comumente, as mulheres que estão passando por essa situação necessitam do uso de suplementação de progesterona para elevar as suas possibilidades de gerar um filho.

Durante a gravidez, caso a taxa caia gradativamente com o passar das semanas, quer dizer que existe um perigo grande de se estar produzindo uma gestação ectópica ou um aborto. Portanto, é essencial começar um tratamento apropriado para impedir imprevistos ou uma situação tão grave.

De maneira geral, os sintomas de falta de progesterona na mulher são os seguintes:

1 – Ganho de peso

2 – Fortes dores de cabeça e corriqueiras

3 – Mudanças constantes de humor

4 – Ciclos menstruais bem imprecisos

5 – Ondas inexplicáveis de calor

6 – Mínimo desejo sexual

Cuidados com o corpo para ajustar os níveis de progesterona

Agora que você conhece os sintomas de falta de progesterona, é importante saber que a maneira de equilibrar novamente as taxas somente é conseguida quando a quantia de hormônio é inferior a normal.

O tratamento é feito a partir da utilização de comprimidos de progesterona, como o Utrogestan, especialmente, quando a mulher reconhece que está com problemas para engravidar.

Com relação às gestantes com alto risco de abortar, o hormônio é aplicado de maneira direta na vagina por um profissional da área da saúde. A duração do tratamento e o tamanho das doses tendem sempre a variar, uma vez que é preciso fazer uma avaliação especifica para cada caso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *